Suplemento de chá preto aumenta os níveis de testosterona

Suplemento de chá preto aumenta os níveis de testosteronaTrês polifenóis encontrados no chã elevam a produção de testosterona em ratos macho, isto de acordo com um estudo que os investigadores da Universidade Nacional de Yan-Ming em Taiwan, publicaram no “Journal of Cellular Biochemistry”. O Epicatechin é especialmente interessante.

Os poucos estudos dedicados aos efeitos do chá no sistema hormonal, causam-nos surpresa. De acordo com um estudo animal realizado em Sri lanka, uma quantidade mínima de chá preto é o suficiente para elevar a produção de testosterona.

Um estudo epidemiológico Polaco, afirma que o chá verde diminuiu a produção de estradiol e uma investigação da Unilever mostrou que o chá preto diminuiu um pouco a produção de cortisol após um evento stressante.

Mas estes são estudos realizados em tubos de ensaio, em que as concentrações de polifenóis no chá – 200 micromols – inibem a produção de testosterona nas células Leydig. [4] A esta dosagem, EGCG em particular, é um inibidor activo, a epicatechtin faz o oposto.

Neste estudo, os tailandeses realizaram as suas experiências em ratos, não em células. Para além disso, realizaram experiências com concentrações muito mais baixas que os investigadores dos outros estudos, que descobriram os efeitos inibidores da testosterona dos polifenóis. Os investigadores administraram aos ratos 1 micrograma de EGCG, catechin ou epicatechin por quilo de peso corporal – e observaram que essas substâncias causaram uma elevação do nível de testosterona.

A figura abaixo mostra o efeito da epicatechin ao longo de um período de 8 horas. Os outros polifenóis causaram um efeito semelhante. A figura mais abaixo mostra o efeito da combinação de hCG e epicatechin. Os polifenóis do chá potenciam o efeito do hCG.

Tabela 2

Quando os investigadores expuseram as células produtoras de LH da glândula pituitária dos ratos ao GnRH e aos polifenóis do chá, verificaram que a epicatechin potenciou o estímulo da GnRH para produzir LH. Nos estudos em tubos de ensaio, a mesma epicatechin também estimulou a conversão de androstenediona em testosterona pelos testículos.

Tabela 3

Tabela 4

Os investigadores descobriram que os polifenóis do chá, e em particular a epicatechin, exercem o seu efeito via cAMP, uma molécula mediadora entre os receptores e a célula. Mais cAMP normalmente significa uma resposta mais forte a determinadas hormonas – neste caso, a resposta da pituitária à GnRH e das células Leydig ao LH.

Referência!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *