Se passar de uma dieta típica ocidental para uma dieta dieta baixa em carbohidratos à base de proteína, os seus músculos irão crescer.
Cientistas da Universidade de Michigan descobriram isso quando fizeram uma experiência com 8 jovens do sexo masculino e feminino. De forma interessante, os voluntários não realizaram treino de musculação.
Segundo a teoria corrente e mais popular, a insulina é uma hormona anabólica importante. Porque os seus níveis de insulina aumentam se ingerir carbohidratos – os níveis de insulina reagem menos à glucose administrada por forma intravenosa – até há pouco tempo, os cientistas acreditavam que uma dieta dieta baixa em carbohidratos reduzia a massa muscular. No entanto a evidência empírica e os estudos de antropologistas e arqueologistas indicavam exactamente o contrário.
Foi por esse motivo que os investigadores decidiram realizar uma experiência em que participaram 4 homens e 4 mulheres com a idade média de 29 anos, em que passaram de uma dieta típica ocidental para uma dieta dieta baixa em carbohidratos, rica em proteína durante uma semana.
A dieta dos voluntários antes do começo da experiência consistia em 60% de hidratos de carbono, 30% de gordura e 10% de proteína. Os investigadores substituíram isto por uma dieta com 35% de proteína, 60% de gordura e apenas 5% de hidratos de carbono.
A figura abaixo mostra que a dieta provocou uma descida drástica do nível de insulina dos voluntários, Irá notar o quanto a insulina subiu a pique após as 3 refeições principais na dieta anterior, e que na dieta dieta baixa em carbohidratos, os picos praticamente desapareceram.
A produção de hormona de crescimento diminuiu, mas o declínio não foi estatisticamente significativo. O mesmo aconteceu em relação á concentração de IGF-1 no sangue. A maioria do IGF-1 encontrado no sangue é proveniente do fígado derivado do metabolismo da hormona de crescimento.
Seria de esperar um declínio da massa muscular, mas isso não aconteceu. Os investigadores extraíram células do vasto lateral da perna e registaram o crescimento do tecido muscular. Na verdade, ocorreu um aumento da quantidade de massa muscular nos voluntários após passarem para a dieta dieta baixa em carbohidratos.
A dieta dieta baixa em carbohidratos à base de proteína aumentou a actividade das moléculas sinalizadoras anabólicas nas células musculares. O efeito mais evidente, foi que as células musculares começaram a produzir mais IGF-1. Este é um IGF-1 diferente daquele que se encontra no sangue.
OK, mas a insulina é uma hormona anabólica. Mas o aumento da actividade dos mecanismos anabólicos nas células musculares em resultado da dieta baixa em carbohidratos à base de proteína, supera o desaparecimento da insulina.
Os investigadores concluíram que:
Aumentar a quantidade de proteína durante uma dieta de restrição de hidratos de carbono, pode ser importante para prevenir ou atenuar a perda de proteína corporal.



